Publicidade

Você sabia que o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pode ser o empurrãozinho que faltava para realizar o sonho do carro próprio? Muitas pessoas têm essa dúvida e, para ser sincero, não é à toa: as regras do FGTS nem sempre são muito claras, e o uso desse recurso pode parecer mais limitado do que realmente é. Mas hoje eu vou esclarecer essa questão para você de uma vez por todas! Bora entender como funciona?

O que é o FGTS e para que ele serve

Vamos começar pelo começo. O FGTS é um direito garantido ao trabalhador brasileiro com carteira assinada. Esse fundo é formado por depósitos mensais que o empregador faz em uma conta vinculada ao empregado, correspondendo a 8% do salário bruto. Ou seja, uma grana que está lá sendo guardada – mas que não sai do seu salário líquido todo mês, então você nem sente.

Esse dinheiro é seu, mas o governo impõe algumas regras para o saque. A ideia é que você use o FGTS em situações específicas, como demissão sem justa causa, financiamento habitacional, aposentadoria, entre outras situações bem definidas. Dessa forma, o FGTS acaba servindo como uma reserva financeira que ajuda o trabalhador em momentos importantes ou difíceis da vida.

Então, o FGTS pode ser usado para comprar carro?

A resposta direta é: infelizmente, não é permitido usar o FGTS para comprar um carro. É isso mesmo, essa regra é bem clara. O FGTS tem objetivos definidos pela legislação, e o governo não incluiu a aquisição de veículos entre eles.

Pode até parecer um pouco decepcionante, já que um carro pode ser uma ferramenta tão necessária para muitas pessoas – seja para locomoção própria ou mesmo para gerar renda, como no caso dos motoristas de aplicativo. Mas, apesar de muitos desejarem essa possibilidade, até o momento, a legislação brasileira não autoriza o uso do FGTS para esse fim.

Agora, antes que você feche esse post e fique desanimado, há outras possibilidades de uso do FGTS que talvez possam te ajudar, dependendo da sua situação. Vamos explorar mais?

Como você pode usar o FGTS para facilitar sua vida financeira

Ok, então você não pode usar o FGTS diretamente para comprar um carro, mas isso não significa que ele não pode ser uma mãozinha em outras áreas e, assim, abrir espaço no seu orçamento para a aquisição do tão sonhado veículo. Que tal pensar um pouco fora da caixa?

Por exemplo, você pode usar o FGTS para abater ou quitar financiamentos imobiliários. Isso pode fazer com que sobre mais dinheiro todo mês no seu orçamento, o que pode te ajudar a juntar uma boa entrada para o carro, ou mesmo pagar parcelas com mais folga. O uso do FGTS para a casa própria pode ser uma estratégia interessante se você pensa em se organizar financeiramente.

Outra possibilidade é usar o FGTS em caso de demissão sem justa causa. Claro, perder o emprego não é algo que nós desejamos, mas, se acontecer, esse recurso pode ser usado para equilibrar as contas e, quem sabe, até investir em um novo meio de transporte que possa te ajudar a conseguir outro emprego mais rapidamente ou gerar renda.

Planejar é sempre a melhor opção

A verdade é que o FGTS tem um propósito mais restrito, e às vezes pode ser frustrante não poder usar esse dinheiro em um momento em que ele faria tanta diferença. No entanto, isso não significa que seu sonho está longe demais.

O importante é planejar-se e ter clareza de onde você está e onde quer chegar. Que tal fazer uma planilha, organizar seus gastos e definir metas? Se o carro é algo realmente importante para você, há diversas formas de conquistá-lo. E quem sabe, com o FGTS quitando outras contas, o caminho não fique um pouquinho mais leve?

Veja também: Cursos para trabalhar embarcado: veja as possibilidades de emprego

22 de novembro de 2024