Desde a sua criação, o programa de Trainee se tornou uma excelente opção para jovens universitários que desejam ter uma carreira de sucesso. Para isso, milhares de empresas contratam estudantes para exercer funções específicas, a fim de integrá-los a um alto cargo ao fim do programa.
Sendo uma ótima opção para quem sonha em trabalhar em uma grande empresa, o Trainee rapidamente se propagou na sociedade brasileira e, dessa forma, vamos te mostrar quais são as vantagens de participar desse programa e como participar!
Além do bom salário e da possibilidade de ter uma carreira estável, existem outras vantagens de participar de um programa de Trainee. Confira abaixo as principais!
Treinar a sua liderança
Como a missão do programa é treinar jovens para um cargo de alto potencial, é costumeiro que os trainees tenham contato com a liderança da instituição. Dessa forma, além de conferir como é o procedimento de liderança, elas também poderão se adequar para ocupar um cargo desse tipo no futuro.
Conhecer diversas funções de uma empresa
Normalmente, após trainees trabalham em job rotation, ou seja, passar por diversos setores de uma empresa. Dessa forma, o trainee tem acesso a diversos conhecimentos e práticas, aperfeiçoando suas habilidades para ter um alto cargo.
Desenvolver potenciais
Devido à dinâmica do trainee, os participantes do programa costumam participar de projetos importantes nas empresas, ou seja, eles obtêm mais conhecimento e desenvolvem seus potenciais mais facilmente.
Um bom cargo no começo de carreira
Como previsto, ao fim do programa de trainee, os participantes devem ser promovidos a níveis iniciais da gerência da empresa contratante. Neste sentido, os participantes não precisam passar por outros cargos para chegar nesse nível, ou seja, você começará sua carreira já em um bom cargo.
Para que serve um programa de Trainee?
Existem diversas serventias para um programa de trainee, tanto para as empresas quanto para os participantes.
Na prática, ao contratar um trainee, as empresas aceleram o processo de desenvolvimento de profissionais para a sua gerência. Dessa forma, ela adota novos talentos do mercado e consegue melhores resultados com isso.
Para os participantes, o trainee permite um desenvolvimento rápido na carreira. Além disso, o trainee também oferece remuneração acima da média, o que é um ponto muito positivo para quem está começando na carreira.
Qual é a remuneração do trainee?
Atualmente, as vagas de trainee oferecem remunerações entre R$3 mil a R$7 mil No entanto, vale pontuar que isso é somente uma média, uma vez que o salário depende da área, segmento e empresa contratante.
Além disso, nos programas de trainee, participantes com maior vivências e conhecimentos tendem a receber um salário mais alto. Em outras palavras, se você domina mais de um idioma, ou já tem vivência em empresas, mesmo como estagiário, suas chances de ter um salário maior como trainee são maiores.
Por fim, como a ideia do trainee é formar um profissional para o cargo de gerência, a remuneração tende a ser compatível com as exigências propostas. Portanto, o salário sempre será adaptado à realidade do programa e da empresa.
Existe limite de idade para ser trainee?
A princípio, vale pontuar que as empresas buscam estudantes logo após a graduação, ou no seu ano final. Sendo assim, não existem grandes restrições para limite de idade. No entanto, a maioria das empresas só contrata participantes que concluíram a graduação em até 5 anos.
Qual a diferença entre trainee e estágio?
Na prática, a diferença entre trainee e estágio, é que o trainee já está concluindo a universidade. Sendo assim, ele normalmente já passou pela experiência de estágio.
Como funciona um programa de trainee?
A princípio, vale citar que as empresas podem definir o seu próprio modelo de programa de trainee. No entanto, existe um modelo básico adotado pela maioria das empresas. Dividido em 4 estágios, confira como ele funciona:
Estágio 1 (Imersão na empresa)
Neste primeiro momento, os participantes entendem como funciona a empresa e quais são os seus valores e missões organizacionais.
Estágio 2 (Integração)
Nesta etapa, os participantes são integrados a um setor específico, geralmente a sua área de interesse, como Vendas ou Marketing, por exemplo. Além disso, eles também são integrados aos outros funcionários da empresa.
Estágio 3 (Job Rotation)
Considerado por muitos o estágio mais importante, nesta fase os participantes conhecem as atividades e procedimentos de cada parte da empresa. Para isso, eles atuam diretamente em cada um deles, para desenvolver conhecimentos e práticas diversas.
Estágio 4 (Desenvolvimento)
No estágio final, os trainees já passaram pelas outras fases, onde agora é possível identificar em qual função eles estão aptos para serem efetivados. Após esse momento, as habilidades do trainee são desenvolvidas de forma específica, ou seja, tendo em mente qual cargo ele irá ocupar.
Como podemos participar de um programa de trainee?
Atualmente, é necessário estar atento aos processos seletivos dos programas de trainee das empresas. Neste sentido, vale pontuar que, normalmente, as seleções ocorrem semestral ou anualmente.
Sendo assim, basta se inscrever no processo seletivo para dar início ao seu processo como trainee. Por norma, o processo seletivo de trainee envolve testes de raciocínio lógico, desafios, dinâmicas em grupos e entrevistas individuais.
Formada em Letras – Português/ Inglês, e idealizadora do site Escritora de Sucesso, busca expandir o conhecimento de todos com informações relevantes sobre diversos assuntos, enquanto redatora. No Vaga de Emprego SP, traz oportunidades e dicas sobre o mercado de trabalho.